Me diz nos comentários, você já gastou verba com Facebook Ads ou Google Adwords? E teve absoluto sucesso? Ou ficou com aquela sensação de que perdeu dinheiro?

Sinceramente, eu já cheguei a fazer um anúncio que teve muitas visualizações no meu vídeo, mas pouca gente interagiu com o post ou seguiu minha página.

Isso acontece, mas não era o que eu queria na época, e por isso vou te dar aqui 5 dicas bem legais e práticas que aprendi desde então para você aperfeiçoar suas técnicas como anunciante, pra ter o resultado que espera.

  1. Ter a mentalidade de diversificar

Testar novas fontes de tráfego.

É muito arriscado depender de uma única fonte de tráfego. Já vi vários testemunhos de pessoas que só geravam tráfego a partir do Google ou do Facebook Ads, e bastou uma mudança no algoritmo para diminuírem o tráfego e o posicionamento no Google.

Você precisa ser especialista em uma fonte de tráfego, dominar o assunto, saber de tudo, mas também precisa estar com os pés em outras formas de trazer leads para o seu site.

Até porque você pode até ter um produto, e ainda que esse produto seja maravilhoso, ele nunca vai ser vendido se as pessoas não souberem que você está vendendo.

  1. Conhecer as ferramentas

  • Google Adwords

O Adwords é extremamente simples de se usar, porém por ser fácil de se iniciar uma campanha e realizar os primeiros anúncios – geralmente as pessoas acabam gastando rios de dinheiro sem obter nenhum resultado expressivo -, seja por não se preocupar em ter metas ou por não trabalhar com remarketing e acompanhamento da taxa de conversão.

Lembre-se, o uso da ferramenta em si não é tão complexo, mas a chance de errar sem um conhecimento mais profundo tanto da ferramenta quanto de estratégias de marketing digital é grande, assim acontece com a maioria dos produtos do Google Ads.

O que é LEAD?
Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço.
O que é COPY?
Na tradução, copywriting é redação publicitária.

Só que no marketing digital, isto está mais para redação de marketing, já que estamos falando de um conteúdo totalmente focado na conversão de vendas de um produto ou serviço.

Google Adwords
  • Facebook Ads

Algumas coisas que você precisa saber ao anunciar no Facebook Ads:

Produtos de ticket médio/baixo são melhores;

Criar relacionamento

Melhor forma de vender um produto caro, é criar relacionamento, capturando e-mail e depois vender

Enviar direto para a página de vendas ou presell

Presell como o nome já diz é a página de pré-venda, onde você pode fazer uma boa copy para converter leads.

Público semelhante

Pedir ao dono do produto uma lista de pessoas que já compraram o produto e fazer uma lista de pessoas semelhantes no Facebook.

Segmentar o público

Falaremos sobre isso já já

Testes criativos com orçamento baixo e depois aumentar o valor

Otimização por pixel

Dê o código do seu pixel para o produtor do produto, e ele adicionará na plataforma dele, e você saberá quando uma pessoa comprou um produto através do seu link do facebook. No Hotmart chamam isso de HotLeads

Dê um tempo para anúncio

Deixe ele rodar o máximo que puder, e extraia todas as informações possíveis.
  1. Segmentar pela Copy

A segmentação do público no Facebook é uma maneira incrível de maximizar o potencial das suas campanhas de Inbound Marketing (estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas em vez de correr atrás delas) e segmentar campanhas de anúncios no Facebook tem particularidades para cada negócio.

Isso porque o Facebook tem muitas opções de segmentação, e é realmente difícil ter algo específico para cada negócio, ele possui ferramentas incríveis que permitem a criação de públicos-alvo personalizados de acordo com a sua lista de clientes, visitantes do site e envolvimento na rede social.

Para saber mais sobre esses públicos-alvo, você pode utilizar a ferramenta Audience Insights.

Não importa se usa Facebook Ads, Google Adwords, Taboola ou Outbrain, segmentar pela copy é necessário para quem quer diminuir seu custo por lead.

É importante destacar que, a fim de proteger os dados do usuário, o Facebook não oferece informações sobre públicos que envolvam menos de 1.000 usuários. Por esse motivo, sempre mantenha essa medida mínima ao criar seus públicos.

Quem possui o pixel do Facebook instalado no site pode criar os públicos-alvo de acordo com o tráfego do site. Isso quer dizer que você pode definir regras para que o Facebook preencha os públicos de acordo com o comportamento das pessoas no seu site.

Ex: Estamos buscando um público que tenha uma certa renda salarial, então a sacada é: você pergunta em uma headline (título) de um vídeo: “Especialista faz conselho para brasileiros de até 3 salários mínimos”.

  1. Renovar os anúncios

Conforme o tempo passa, vão existir pessoas que vão voltar ao seu anúncio, e você precisa estar com ele constantemente atualizado para que uma pessoa que não comprou na primeira vez por exemplo, compre na segunda.

Renovar não significa alterar, pode ser apenas aprimorar, melhorar um anúncio que antes não tinha tantas informações como tem agora, porque agora você já sabe quais são as pessoas que gostaram do seu anúncio, do que gostam, a idade delas, etc. Então use isso e torne seu anúncio mais eficiente.

  1. Transcrever vídeo para texto

Em certos casos, como Native Ads, o texto converte muito mais do que vídeo. Usuários que estão em um site de apenas leitura, estão ali para ler, estão acostumados a ler informações e conteúdos naquele site, e um vídeo não soaria tão familiar. É como colocar um parágrafo de um texto no youtube, aposto que seria inútil.

Esteja ciente de onde você está anunciando, o que seu público espera de você. Talvez um anúncio correto seja uma imagem, um GIF, um texto, uma frase, um vídeo, a plataforma onde você está anunciando vai lhe dizer isso.

O que é Native Ads?
Publicidade Nativa é um método de publicidade na web em que o anunciante tenta ganhar a atenção, fornecendo um conteúdo valioso no contexto da experiência do usuário, este é um conceito similar ao de uma publi-reportagem, que é um lugar patrocinado tentando parecer um artigo.

Lembre de não ser prolixo. Mesmo que tenha transcrito um vídeo, não enrole muito, fale o que precisa ser falado, explique, chame pra ação e pronto.

Eles não vão querer saber de detalhes do produto, o que vai chamar eles pra ação é um desejo ou uma necessidade. Apele pra um desses dois lados pra aumentar a taxa de conversão.

Nada disso vai funcionar se não houver tráfego. Fizemos um artigo bem detalhado de como conseguir mais acessos para seu site.

Equipe Fora do Padrão

Equipe Fora do Padrão

Blog para crescimento pessoal, desenvolvido por uma equipe que traz o máximo de agregamento da internet para proporcionar o melhor conteúdo para seus usuários.