fbpx
Como gerar mais tráfego para meu site

É um jeito 100% gratuito, mas vai pedir disciplina e comprometimento. Ninguém disse que ia ser fácil.

Mês 1: Criando o hábito!

  1. Crie um blog no seu site e instale o Google Analytics, inclusive, clicando AQUI tem um artigo muito legal de como criar seu blog no WordPress!
  2. Escreva 1 artigo por dia, de segunda a sexta e publique no seu blog. Nada muito sofisticado ainda, apenas sente, escreva, clique em publicar. Tente separar ao menos uma hora por dia para isso, ou dedique um dia para preparar a semana toda e ao publicar um post, envie para seus amigos, conhecidos e possíveis interessados, inclusive pode ser por Facebook, Whatsapp, e-mail, a escolha é sua, mas enviar todos os posts pelo menos para umas 10 pessoas, ok?
  3. No dia 15, abra o Google Analytics. Clique em “comportamento” -> “páginas de destino”. Lá estará o número de visitas que cada artigo recebeu. Dê uma olhadinha, veja o que bombou mais. Escolha 1 ou 2 assuntos para aprofundar.
  4. Repita o item 2, “blogando” agora apenas sobre os 2 temas escolhidos. Explore quantas variações conseguir porque se você manteve a disciplina, seu blog já tem cerca de 22 posts e é uma máquina de tráfego em potencial! Ah, esqueci de falar para você mais uma coisa! Se você entrar no Analytics, verá que com certeza já quebrou a barreira das mil primeiras visitas. Se você mandou bem na promoção (impulsionando) em redes sociais, pode ate ser que já tenha feito alguns milhares!

Mês 2: O outro lado da mesa

Bem, nosso primeiro mês foi bastante egoísta, focado em nós mesmos. Este mês vamos virar um pouco o jogo, beleza?

Não escreva no primeiro dia deste segundo mês, ao invés disso, passe 1 hora fuçando no Analytics. Na lista de posts mais acessados, escolha 4 e faça o seguinte exercício: Por que será que as pessoas gostaram de um artigo específico? O que elas estavam buscando quando caíram neste post? Será que ele responde as dúvidas do leitor? Se eu fosse procurar sobre este assunto no Google, o que eu digitaria? Anote suas respostas para cada post já publicado.

Nos dias 2–5 não focaremos em escrever novos conteúdos e sim em melhorar os conteúdos existentes. Lembra das respostas anteriores? Edite cada um dos 4 artigos acima e tente:

      • Otimizar o título dele para ficar mais fácil de encontrá-lo pelo Google;
      • Atualizar/melhorar o conteúdo baseado nas suas respostas;
      • Interlinkar este post com outros relacionados;

Na segunda semana, voltamos à escrita, mas desta vez, vamos encontrar outros canais para publicar. Nada irá para o nosso site. Publique estes textos em blogs de amigos, seu perfil do Medium ou Linkedin, no jornal da sua cidade, em qualquer lugar que você consiga, só não vale no seu blog e todo post que você publicar fora, deve ter ao menos um link para seu site e também para seus perfis sociais, certo?

Então vamos lá

  • Semana 3, dia 1: Vamos de volta ao analytics. Clique em “Aquisição” -> “Tráfego de referência”. Lá você verá quais sites mandaram mais visitas para seu blog. Observe também, quanto tempo as pessoas estão passando no site e compare os resultados. Os que mandam mais tráfego, você vai querer continuar publicando neles!
  • Semana 4: Inicie uma rotina diferente, que vou chamar de 3–1–1. De agora em diante, publique 3 vezes por semana em seu blog, uma vez em outros sites e atualize um conteúdo por semana. Toda vez que publicar ou atualizar algo, continue compartilhando nas suas redes sociais.

Parabéns, mês 2 concluído. Se você seguiu o percurso, já deve estar se aproximando de 2000 visitas. Se você escolheu bons sites para publicar fora do seu, deve estar melhor ainda 😉

Mês 3: Dando o que eles querem!

De agora em diante, seguiremos sempre a rotina do 3–1–1, sempre publicando 3 artigos por semana no seu site, um artigo em outros sites, e uma atualização. Mas para tudo isso, antes de escrever/atualizar, vamos buscar entender os objetivos do leitor de forma mais técnica.

Para cada artigo que for escrever ou atualizar, antes, acesse o site “Ubersuggest”. Lá você vai encontrar uma caixa de busca. Digite o tema que você quer explorar. Ele vai te devolver uma grande lista de palavras chave, que as pessoas usam nos buscadores para encontrar informações sobre este assunto. Do lado de cada palavra tem um número de quantas vezes as pessoas buscam aquilo por mês. Cuidado, mais, nem sempre é melhor!

De hoje em diante, pense o seguinte. Todo conteúdo que você for publicar deve ter em mente uma palavra chave principale algumas secundárias. Você não precisa necessariamente usá-la, mas tenha em mente a intenção de ajudar quem digitou aquilo no Google! Isso se chama SEO, um dos fundamentos para geração de tráfego. Repita esta rotina o mês inteiro, entre no analytics toda sexta feira e contemple seus primeiros resultados! Lá, clique em um artigo atualizado e observe como o tráfego dele aumentou após a atualização (pode levar até 60 dias, ok, se não tiver subido ainda, aguarde!)

Mês 4: First man, first!

Nada de novo no front. Rotina do 3–1–1, mas… Este mês vamos pegar nossa primeira posição nos resultados do Google! Prometo.

Escolha um tema: vá ao ubersuggest. Você precisa sair de lá, com uma lista de 20 palavras chave, todas relacionadas a um único assunto. Foque em palavras com menos de 100 buscas mensais, pois elas tendem a ser menos competitivas.
No 3–1–1, faça o seguinte. Cada post que você escrever, foque em uma palavra chave e utilize-a no título, no corpo do texto, também interlinke este post com os demais e quando atualizar um post, faça com que ele esteja alinha a uma palavra chave também. Concentre os links dos posts em outro site nos 2–3 melhores conteúdos do seu blog.

Fim de mês, hora de checar! Acesse o Semrush e digite a url do seu site! Escolha Google e voilà! Ali você vai ver todas as palavras chave nas quais você está aparecendo! Sim, seu primeiro lugar está lá!

Mês 5: Tentando algo maior (Ou estragando tudo!)

Repita o mês 4 de forma quase idêntica. Foque no mesmo assunto, mas trabalhe com palavras chave com volume entre 100 e 1000 buscas mensais e diversifique o volume de sites onde você publica, tente sites maiores e então, quanto mais sites diferentes linkam para você, maiores suas chances de sucesso.

Na hora de atualizar posts antigos, pegue um post que está em primeiro lugar para uma palavra de baixo volume (menos de 100 buscas por mês), e então atualize e evolua este post, agora tendo em mente uma palavra mais competitiva, com entre 500–1000 buscas por mês.

Faça isso toda semana, e se acabarem seus primeiros lugares, trabalhe as que estão da segunda a quinta posição. Lembre-se de continuar interlinkando os posts!

Se “blogar” já virou um hábito, agora você entra no analytics ao menos uma vez por semana. Keep going! Observe o impacto de cada atualização, algum tempo depois. Entre também no Semrush ao menos 1x por semana para entender como seus rankings estão mudando.
Se você seguiu até aqui, tem boas chances de seu blog já estar batendo algumas centenas de visitas! POR DIA!!

Mês 6: Go big!

“Cara, quero brincar de geração de tráfego como gente grande. Quero profissionalizar!”

Chegou a hora!

Esse não vai ser um mês fácil! Vamos tentar pegar um primeiro lugar para uma palavra competitiva, com mais de 1000 buscas mensais! Como? É simples!

Repita o mês 5, focando em palavras chave mais competitivas. Escolha um terço das palavras com 100–500 buscas mensais, um terço com 500–1000 e o resto com mais de 1000 buscas mensais. Não se esqueça dos fundamentos e do que aprendeu nos meses anteriores. Siga o 3–1–1.

Escolha uma palavra chave principal, e antes de criar um artigo para ela, leia todos os 10 primeiros resultados do Google para ela. Essa vai ser sua palavra foco. Pergunte-se: Você consegue escrever algo melhor do que seus concorrentes? Algo mais aprofundado? Se a resposta é sim, escreva o melhor artigo existente na web sobre aquele assunto! #noexcuses
Escreva algo extenso, complete. Tente abordar o maior número de angulos possíveis. Utilize imagens, videos e materias complementares no conteúdo para aprofundar!

Revisite posts antigos e linke para o post da palavra escolhida! Faça guest posts e publique em outros sites linkando para ela também.
Se tudo der certo, no final deste mês, você já estará na primeira página para várias das palavras chave do mês! Sua palavra chave principal:foco estará entre os top 20 do Google, provavelmente no início da segunda página. Na minha experiência, esta fase é demorada e pode levar até 90 dias para pegar um primeiro lugar. Paciência amigo! Keep linking/updating!

Meses 6–12: Rinse and repeat.

Até agora você já passou por todos os fundamentos de geração de tráfego. Então seu desafio passará a ser monitorar seu post principal, mantê-lo atualizado e sempre mandar links para ele! Como de agora em diante nada é completamente novo para você, deixo aqui algumas dicas de aperfeiçoamento. Em geração de tráfego é importante estar atualizado e sempre aprendendo.

Pegou o primeiro lugar? Comece uma nova campanha, focada em termos ainda mais dificeis! Não cochile, estar no topo significa estar sob ataque! Monitore seus rankings! Como dizia meu avô, cochilou o cachimbo cai!

Assine os seguintes blogs (considere um leitor de RSS) e leia todos os artigos que conseguir deles. Assine também as newsletters por email!

Sucesso em conteúdo = manter uma rotina. Pode parecer chato, mas assim como ir na academia, os resultados vem da disciplina e persistência.

Crie uma lista de e-mails o quando antes e utilize-a. Se tiver tempo, já comece isso no mês 1. E-mail ajuda a fidelizar seu leitor e a trazê-lo de volta quando surgem novidades.

Faça amigos no mercado. Conheça outros caras que conversam com seu público alvo! Seus concorrentes no Google são suas melhores fontes de aprendizado e provavelmente seus futuros amigos/colegas de trabalho!

Se você completou seu primeiro ano, parabéns! Na minha experiência, a esta altura seu blog já deve ter entre 5 a 50 mil visitas mensais. Eu chutaria umas 10mil! Impressionante, não? Quase um digital influencer! Agora você já fala com 10k pessoas todos os meses! 120k por ano e crescendo! Wow!

Equipe Fora do Padrão

Equipe Fora do Padrão

Blog para crescimento pessoal, desenvolvido por uma equipe que traz o máximo de agregamento da internet para proporcionar o melhor conteúdo para seus usuários.