fbpx

planejamento

“Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve.”

Esta frase de Lewis Carroll, o autor do clássico – “Alice no País das Maravilhas”, embora simples, nos traz uma grande lição sobre a importância de termos um planejamento pessoal eficiente. De modo geral, ninguém deseja viver caminhando em círculos, muito menos se esforçar tanto e não ser recompensando por sua dedicação.

Contudo, quando a energia empregada não tem um direcionamento correto e um foco específico é sempre isso que vai acontecer.

Assim como as empresas elaboram seus planejamentos estratégicos, é possível que você adote essa prática pra fazer uma avaliação pessoal sabendo onde você quer chegar no próximo ano.

Traçar metas e objetivos, colocar o planejamento pessoal e profissional em prática, pode ser mais simples do que parece. Pensar em nós mesmos e naquilo que queremos, pode ser sim uma tarefa um pouco mais difícil.

Elencamos outras prioridades e colocamos terceiros no topo da nossa lista. Porém, com o final do ano se aproximando acaba batendo um certo desespero sobre o novo ciclo que se iniciará muito em breve.

Calma, não precisa ficar desesperado, estamos aqui justamente pra te ajudar e te passar algumas dicas pra tornar essa tarefa um pouco mais fácil.

Inclusive, vamos fazer um combinado? Na seção de comentários, quero que você nos diga onde quer chegar no fim do ano, e quero que volte até em Dezembro pra verificar seu comentário e ver se conseguiu ou superou essa marca!

PLANEJE-SE

Quanto você tem planejado para seu ano de 2019? Lembre-se que virada de ano é apenas um símbolo do calendário, onde empresas têm período de férias e pessoas se confraternizam. Mas todos os dias, é um ano novo. Já parou pra pensar?

Hoje, faz um ano, desde a mesma data do ano passado. Mas ninguém comemora por isso. Então entenda, o ano mudar, não mudará nada na sua vida, a não ser que você use isso como gatilho para transformar seu modo de viver.

Você é o único responsável pela sua vida.

Quando apenas deixamos que as coisas aconteçam sem nos planejar, corremos um sério risco de tomar decisões ruins e que podem nos prejudicar, por isso eu te convido a pensar hoje mesmo no seu planejamento pessoal e profissional, já pro ano de 2019.

Entenda, quanto mais alinhado seu planejamento estiver, menos distrações irão ocorrer e mais focado você irá se manter. Com isso, mãos à obra.

DICA:

PARCERIAS / NETWORKING (Stakeholders)

  • Procurar identificar as pessoas que fazem parte de seu relacionamento e podem ajudar a alavancar seus objetivos, seja no ambiente pessoal (familiar), profissional, educacional, financeiro, etc.
  • Manter relacionamentos produtivos (e não interesseiros somente) dá trabalho e envolve dedicação, sinceridade e integridade
  • Pessoas que podem servir de mentores ou referências em algumas áreas de sua vida

Se você é a pessoa mais inteligente da mesa em que você está, você está no lugar errado.

Procure pessoas com quem possa aprender, ou vai sempre continuar no mesmo nível de intelecto.

Como fazer?

Você pode usar a mesma lógica de um planejamento estratégico organizacional. O PDCA Plan, Do, Check, Adjust (planejar, executar, avaliar, ajustar) é uma ótima ferramenta para este fim.

Uma boa metodologia para criar metas é fazer seu planejamento pessoal é usar o método SMART. Funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é verificada e avaliada se possui os requisitos para atingir o resultado. Na palavra SMART, cada sigla tem um significado.

S (Específico)

O primeiro elemento para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser específica. Responda às seguintes perguntas:

  • O que eu quero alcançar com essa meta?
  • Onde ela será realizada?
  • Como ela será conquistada?

M (Mensurável)

Já dizia Peter Drucker, um dos gurus da Administração Moderna, que o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Portanto, depois de especificar nossa meta devemos ser capazes de mensurá-la. Para fazer suas metas SMART você deve responder as seguintes perguntas:

  • Quanto é o resultado esperado da minha meta?
  • Quanto tempo será necessário para realizá-la?
  • Como vou saber quando estará cumprida?

A (Atingível)

De nada adianta você construir um planejamento fantástico para uma meta que não apresenta condições realistas de ser colocada em prática. Portanto, pense também quais atitudes, capacidades, habilidades e capacidade financeira você precisa desenvolver para alcançar suas metas. Mas use com moderação, não coloque metas confortáveis, seja ousado.

R (Relevante)

Uma meta para ser relevante precisa não só estar alinhada a seu propósito de vida, mas também impactar positivamente a sua vida e das pessoas a seu redor. Pense bem antes de investir em uma meta SMART que não faz tanto sentido para atingir o seu principal objetivo de vida.

 T (Temporal)

“E nós não vamos colocar uma meta, nós vamos deixar uma meta aberta, quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta”

Uma meta sem prazo é uma meta que nunca será batida, portanto sempre associe uma meta a um período de tempo que ela deve ser realizada. Prazos limites são importantes para transformar a procrastinação em ação. Se uma meta não parece urgente ou não tem uma data de entrega, ela certamente será adiada.

Mantenha a lista enxuta:

Selecione o que você mais deseja alcançar e foque nisso. A correria do dia a dia e suas outras diversas obrigações não vão deixar de existir. Tenha clareza de quais são suas prioridades e como organizá-las.

Registre seu planejamento:

Seja no computador, na agenda, ou em um quadro negro. Tenha algum registro visível de suas metas, objetivos, e prazos. Não esqueça também de registrar suas conquistas e avanços, é difícil manter-se motivado durante a jornada, principalmente em metas de longo prazo, por isso ter um lembrete visual de quanto você já progrediu é importante.

Por isso nós indicamos que use um planner ou um calendário. Não subestime o poder se ver seu planejamento/progresso fisicamente. É mais cativante do que apenas anotar digitalmente.


agenda

Se gostar de planners elaborados, sugerimos o Plann to Go (como na imagem acima), só clicar aqui.

Se quiser economizar um pouco mais, no mercado livre existem muitos planners baratos. Só clicar aqui e conhecer.

Seja realista:

E desde já quero dizer que isso não tem nada a ver com ser uma pessoa pessimista, que não acredita em si mesma, mas com trabalhar com uma realidade que seja possível de ser mudada, com os recursos que dispõe, e dentro do período pretendido.

Por isso, ao definir seus objetivos seja sempre o mais verdadeiro possível. Sonhe com os pés no chão e trabalhe dentro de possibilidades reais e tangíveis. Do contrário, se desconsiderar o seu verdadeiro estado atual e os fatos, na primeira dificuldade você desistirá. Como não é isso que queremos, além de realista seja sempre otimista e determinado também.

SEM DÚVIDAS A MELHOR DICA DESSE ARTIGO: DISCIPLINA

Com certeza você já começou algo e não terminou. Planejou e não cumpriu. Consegue imaginar quem você seria ou onde estaria se nunca tivesse desistido dos seus projetos?

Não deixe que esse seja mais um ano mediano. Você tem as ferramentas suficientes: Você, sua saúde, e Deus. O resto é água e sono. Faça por merecer, Deus estará com você.

Use uma pulseira que lhe lembre dos seus objetivos: Uma ferramenta muito utilizada em coaching é um elástico para auto avaliação. Use um elástico ao seu gosto, e dê um nome a ele. Ex: “Promoção à gerente”, “Perder 15 kg”. E todas as vezes que seu objetivo for ameaçado por alguma atitude sua, puxe o elástico um pouco e o deixe flagelar seu braço. Isso fará seu cérebro perceber que você é que manda, e que está determinado a mudar de vida.

Desmembre seus objetivos em tarefas menores: O principal motivo pelo qual as pessoas desistem de projetos e metas, é por não verem evolução. Começam a academia esperam resultados em duas semanas. Começam a aprender inglês e querem conversar com um gringo depois de 2 meses de estudo. Desmembre seu objetivo e comemore e se presenteie a cada conquista, isso é definitivamente a melhor forma de conseguir seus objetivos.

Exemplo:

META: PERDER 20 KG EM 2019

20 kg dividido por 12 meses = em média 1,70kg por mês

1.70kg dividido por 4 semanas = 0,430 gramas por semana

Fica muito mais fácil perder 0,430 gramas por semana não é? J A cada conquista alcançada, comemore, se presenteie. Coma algo que gosta, faça uma maratona Netflix. Mas não caia na rotina, e seja sempre disciplinado.

TODOS COMEÇAM, SÓ OS FORTES TERMINAM.

Fale menos: Ninguém precisa saber das suas evoluções, do que você está fazendo ou deixando de fazer. Conte com sua família, com amigos íntimos pra lhe ajudar e motivar. Mas não fale demais. O melhor reconhecimento é com resultado. Fale menos e faça mais!

Não desanime em momento nenhum, esse ano vai ser sim o ano da mudança na sua vida. Não ouça seu passado. Faça acontecer, com muita disciplina e foco e no fim do ano, volta aqui pra dizer nos comentários onde você chegou!

Equipe Fora do Padrão

Equipe Fora do Padrão

Blog para crescimento pessoal, desenvolvido por uma equipe que traz o máximo de agregamento da internet para proporcionar o melhor conteúdo para seus usuários.