Se você perguntar a alguém como essa pessoa está, é provável que ela diga que está ocupada. Mas estar ocupado (ou mais direto ao ponto, pensar que você está ocupado) pode impedi-lo de priorizar o que você realmente precisa para construir a vida que você quer.

Em um TED Talk (vídeo no fim do artigo), “Como ganhar o controle do seu tempo livre”, Laura Vanderkam, especialista em gerenciamento de tempooferece dicas sobre como administrar melhor seu tempo e por que você realmente tem muito mais tempo do que poderia imaginar.

  1. Desenvolva prioridades

Vanderkam aconselha você fazer uma lista de prioridades de três categorias, composta por:

  • carreira;
  • relacionamentos;
  • você mesmo;

Seu objetivo deve ser garantir que você esteja cuidando adequadamente das três categorias para ter uma vida bem equilibrada. Saber que além de você cuidar de sua carreira e seus relacionamentos é necessário cuidar de si mesmo.

Caso contrário, é fácil permitir que uma área (como carreira) assuma outros aspectos igualmente importantes de sua vida, como seus relacionamentos ou autocuidado.

  1. Pare de perder tempo

É fácil perder a noção do tempo quando você está acessando suas redes sociais. A coisa é, o que começou como uma breve “olhadinha” no Facebook ou no Instagram rapidamente passa uma hora ou mais.

Esses momentos preciosos podem ser mais bem aproveitados em coisas que podem ser mais importantes para você, como fazer uma renda extra, ou ler algum livro interessante ou dedicar um tempo para trabalhar em seu currículo e carta de apresentação.

  1. Planejar com antecedência

Sinceramente, quando se fala em planejamento só se pensa em Excel e tabelas chatas a se fazer. Eu mesmo pensava muito nisso antes de perceber o tanto que isso tem poder de mudar uma vida. Vanderkam sugere fingir que é o final do ano de 2019 para descobrir o que você gostaria de realizar. Refletir sobre três a cinco coisas que você fez durante o ano que o tornaram maravilhoso.

Este exercício deve incluir objetivos profissionais e pessoais. Talvez você se veja em um trabalho remoto que você ama, passando mais tempo com seus filhos, perdendo peso ou voltando para a faculdade para terminar o curso. Seja o que for, pense no que te faria feliz e se sentiria realizado. Essas respostas se tornarão seus objetivos e ajudarão você a definir suas prioridades para o próximo ano.

  1. Quebre isso

Tudo bem é bom ter sonhos grandes e elevados, mas sonhos sem objetivos são apenas sonhos.

E já que as prioridades de grande porte podem ser esmagadoras maiorias (e essas prioridades te faz sair do chão, antes mesmo de começar), você precisará dividir suas prioridades em etapas fáceis de digerir e de ação, e então você terá mais chances de atingir seus objetivos, pois verá resultados mais rápidos, o que pode motivá-lo a conquistar o próximo desafio.

  1. Otimize suas tardes de sexta-feira

A melhor hora para agendar suas prioridades, afirma Vanderkam, é às tardes de sexta-feira . É uma época em que você pode avaliar o que você fez (e não fez) durante a semana.

Então você cria seu calendário para a semana seguinte, adicionando as coisas que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos . Pensar na sua semana – antes de você já estar nela – pode ajudá-lo a manter a perspectiva e concluir tudo.

  1. Aprecie o tempo

Tantas vezes, tudo o que estamos fazendo é correr e não curtir muito o nosso tempo. Mas, como Vanderkam ressalta:

“Não construímos os tempos que queremos, economizando tempoNós construímos a vida que queremos, e então o tempo se salva”

Laura Vanderkam

Ela afirma que o tempo é “altamente elástico” e que enquanto não podemos fabricar mais tempo, ele “vai esticar para acomodar o que nós escolhemos para colocar nele”.

Isso significa estar consciente de como você gasta seu tempo e eliminando qualquer coisa que não esteja alinhada com o que você realmente quer realizar com sua vida.

  1. Maximize os momentos

São 168 horas por semana. Se você trabalha 40 horas por semana e dorme cerca de oito horas por noite, isso ainda deixa você com cerca de 72 horas na semana para construir a vida que você deseja .

“Nesse tempo, você pode encontrar tempo para o que importa para você”, diz Vanderkam. E mesmo se você estiver trabalhando mais do que um emprego em tempo integral e também tiver um contratempo, ainda terá tempo extra para fazer as coisas acontecerem, mesmo que leve um pouco mais para chegar lá.

Como Vanderkam aponta: “Não precisamos de muito tempo para fazer coisas incríveis”, diz Vanderkam. “Pequenos momentos podem ter grande poder”.

Vanderkam diz ainda no seu TED Talk: “Há tempo. Mesmo se estamos ocupados, temos tempo para o que importa. Quando nos concentramos no que importa, podemos construir as vidas que queremos, no tempo que temos.”

Em resumo o que você precisa sair desse artigo pensando é: Eu estou realmente sem tempo, ou eu não estou organizando meu tempo corretamente para fazer tudo o que preciso fazer? 

Pense sobre isso, e me diz aí nos comentários o que você pensa em fazer pra mudar esse quadro!

Laura Vanderkam no TED

Artigo traduzido do site flexjobs.

Equipe Fora do Padrão

Equipe Fora do Padrão

Blog para crescimento pessoal, desenvolvido por uma equipe que traz o máximo de agregamento da internet para proporcionar o melhor conteúdo para seus usuários.